Paludo discute trigo na FARSUL

Imprimir

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Seneri Paludo, participou ontem (10) de uma reunião na sede da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), em Porto Alegre. Temas relacionados ao trigo foram discutidos durante toda a manhã. Dentre outros, se destacaram o preço mínimo do produto, o seguro rural e a manutenção da Tarifa Externa Comum (TEC).

Representantes do Sistema Farsul, da Federação das Cooperativas do Estado de Santa Cataria (Fecoagro), da Associação Brasileira de Produtores de Sementes e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participaram do encontro.

"As planilhas de custo, que são utilizadas para calcular o preço mínimo, precisam ser ajustadas. Precisamos uniformizar os padrões para comparar todos os itens", disse Paludo. O secretário ressalta também que o corpo técnico que representa os produtores precisa acompanhar os painéis junto a Conab e contribuir para mudanças na próxima safra de 2015/2016. Os recursos para o seguro rural foram mantidos em R$ 700 milhões, volume suficiente para cobrir cerca de 10 milhões de hectares e mais de 80 mil produtores. Os ajustes estão sendo feitos pelo comitê gestor e podem entrar em vigor ainda este ano.

Participantes da reunião reivindicaram a manutenção da TEC de 10% nas compras do cereal de fora do Mercosul. Paludo afirma que a isenção da tarifa não pode prejudicar o estoque do mercado interno: "É preciso encontrar uma maneira mais cautelosa de atender a esta demanda, sem prejudicar a comercialização do Rio Grande do Sul".

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016