Apex-Brasil e Cecompi assinarão convênio para promoção de negócios e imagem do setor aeroespacial
- Detalhes
- 20/06/14
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi) assinarão novo convênio para a promoção de negócios e de imagem dos produtos e serviços das cadeias produtivas dos setores aeronáutico e aeroespacial. As ações serão desenvolvidas nos próximos dois anos no âmbito do Projeto Setorial Brazilian Aerospace Cluster, que terá 45 empresas participantes.
O PS passou por reformulações em relação à versão anterior, de forma a dar mais eficiência e incorporar inovações às ações de promoção de negócios e imagem do setor. Conforme o gestor do projeto, Maurício Manfrè, uma das inovações será a forma o setor se apresentará nas feiras internacionais. Ao invés de as empresas terem espaços individuais, elas participarão do que está sendo chamado de estandes conceituais, nas quais os segmentos se apresentarão de forma sistêmica. "Individualmente, as empresas têm pouco apelo de marketing, por causa da complexidade do setor. Assim, entendemos que a apresentação dos segmentos como um todo é a melhor forma de mostrar a capacidade e a tecnologia dos produtos e serviços brasileiros, diz Manfrè.
Outra novidade é que o projeto terá a participação também de empresas de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro, estados que vêm desenvolvendo polos industriais importantes para a cadeia das indústrias aeronáutica e aeroespacial.
O setor
O setor no qual se insere as empresas participantes do Brazilian Aerospace Cluster é formado por dois segmentos básicos. O segmento aeronáutico oferece uma variada gama de produtos, tais como: aviões, helicópteros, seus conjuntos e partes estruturais, motores, seus componentes e peças, interiores de aeronaves, software, equipamentos de radiocomunicação e navegação, sistemas e equipamentos embarcados e para o controle do tráfego aéreo.
Também são oferecidos serviços de manutenção, reparo e revisão geral de aeronaves de diversos portes, motores, componentes e equipamentos de sistemas de bordo, além de serviços de projeto e engenharia e serviços industriais relacionados.
O segmento espacial fornece satélites pequenos e suas estruturas, seus equipamentos de bordo incluindo cargas úteis, foguetes de sondagem e veículo lançador, sistemas diversos e suas partes, propulsão, respectivos segmentos de solo e serviços envolvendo aplicação de imagens obtidas por satélites, além de consultoria e outros serviços especializados.
Fonte: Apex-Brasil