Marinha altera calado de três trechos de canal de navegação

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Emergencialmente submetido à dragagem para recuperar a profundidade, o Trecho 1 (da Barra de Santos até ao Entreposto de Pesca) do canal de navegação do Porto de Santos voltou a ter 13,2 metros de calado (distância máxima entre a linha d'água e o fundo da embarcação). A decisão foi tomada a semana passada pela Marinha do Brasil.

Apesar da conquista da seção inicial do Estuário, o Trecho 2 (do Entreposto de Pesca ao Terminal de Passageiros), perdeu 20 centímetros do calado, segundo o capitão dos portos de São Paulo, capitão-de-mar-e-guerra Ricardo Gomes. Ou seja, um navio cargueiro movimentará 140 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) ou 6 mil toneladas a menos durante as operações nos terminais daquela região.

O motivo para que ocorresse a redução é o mesmo que, no último semestre, fez com que a Autoridade Marítima reduzisse o índice a 12,7 metros na Barra de Santos (condicionando o restante do canal): a falta dragagem de manutenção. A quebra do contrato de manutenção e a espera da licitação promovida pela Secretaria de Portos (SEP), retardaram o início dos trabalhos.

A expectativa da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) é de que o trecho volte a ter 13,2 metros, após o serviço contratado, ontem, também de maneira urgente. "O objetivo é manter a profundidade. Mas só a dragagem de aprofundamento (da SEP) poderá ampliar", explicou o presidente da estatal, Angelino Caputo.

 

Ampliação

Parte do calado do Trecho 4 (entre o Armazém 6 e a Alemoa) foi homologado em 12,6 metros, devido à dragagem realizada, a título de doação, pelo Ecoporto Santos e Brasil Terminal Portuário (BTP). "Estamos confiantes de que a Codesp está com firme propósito de levar todo o canal à profundidade compatível ao Trecho 1", afirmou o presidente da BTP, Henry Robinson.

Fonte: A Tribuna

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