Chanceler francês lista América Latina como prioridade
- Detalhes
- 27/02/13
Fonte: AFP
Data: 25/02/2013
O ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, concluiu nesta segunda-feira na Colômbia uma visita de cinco dias à América Latina afirmando a vontade de seu país de se tornar "sócio de primeiro plano" desta região, uma de suas novas "prioridades".
"Sim, a América Latina constitui uma prioridade de nossa política externa. Sim, desejamos embarcar numa relação de grande confiança com vocês", disse Fabius ao completar a viagem também o levou ao Peru e ao Panamá.
Em um discurso pronunciado na Universidade Externado de Bogotá, o ministro afirmou que seu governo optou por manter "uma assídua presença em uma região que foi destino de poucas visitas políticas francesas nas últimas décadas".
Confirmou também que o presidente socialista francês, François Hollande, visitará a região no próximo ano, cinco décadas depois de um giro realizado pelo general Charles de Gaulle.
O chanceler francês saudou a existência de um discurso comum entre França e América Latina em temas relacionados às instituições multilaterais, a promoção dos direitos humanos ou a luta contra as desigualdades, em especial com a Colômbia, que recebe o apoio de Paris em sua candidatura para integrar a OCDE.
No plano econômico, Fabius recordou que a França é o primeiro investidor europeu há dois anos em uma região cujas taxas de crescimento, de uma média de 4,5% desde 2010, "provocam inveja" no estrangeiro.
Presente no Brasil e na Colômbia, a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que financia projetos públicos e privados, estenderá seu campo de ação a "novos países". O chefe da diplomacia francesa estimou que as trocas comerciais globais com a região eram "muito fracas". "Desejamos que a América Latina aumente seus investimentos na Europa, especialmente na França", concluiu.