Índia aprova exportação extra de 5 milhões de toneladas de trigo
- Detalhes
- 28/03/13
Fonte: Reuters
Data: 07/03/2013
A Índia autorizou uma exportação extra de 5 milhões de toneladas de trigo dos estoques estatais, disse o ministro do Comércio, Anand Sharma, nesta quinta-feira.
O volume mais que duplica as exportações autorizadas para um recorde, em meio a esforços do país para evitar o apodrecimento dos estoques, visando também abrir espaço para a nova safra.
O segundo maior produtor mundial do cereal possui enormes estoques por conta de colheitas abundantes, e deve realizar seus envios antes de junho, quando os preços globais geralmente caem por conta da entrada do trigo da região do Mar Negro.
Mas o deslocamento de tais volumes na Índia --um terço do que os EUA exportam em um ano-- deve colocar uma forte pressão sobre as capacidades ferroviárias e portuárias do país e prejudicar as exportadoras privadas.
A colheita de trigo deve ganhar impulso em abril, e os produtores devem produzir 92,3 milhões de toneladas, no sexto ano consecutivo no qual a produção ultrapassa a demanda doméstica de cerca de 76 milhões de toneladas.
A Índia estabeleceu um preço mínimo de 14.800 rúpias (270 dólares) por tonelada além dos impostos locais para as 5 milhões de toneladas de exportação de trigo aprovadas para vendas a traders privados, disse o ministro dos Alimentos, K. V. Thomas, nesta quinta-feira.
O preço mínimo foi baseado nas vendas de armazéns no Estado de Punjab.
O preço ficaria em cerca de 314 dólares por tonelada na base FOB.
(US$1 = 54,7800 rúpias indianas)