Brasil mantém status de livre da “vaca louca” pela OIE

Imprimir

O Brasil manteve o status de risco insignificante para Encefalopatia  Espongiforme Bovina (EEB) – mais conhecida como “vaca louca” —, e foi  reconhecido como país livre de peste equina. As resoluções favoráveis foram  tomadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) durante a 81ª Sessão  Geral da Assembleia Mundial de Delegados, que acontece em Paris de hoje até a  sexta-feira, 31.

Pela primeira vez, o Brasil é reconhecido como um país livre de peste equina.  Em maio de 2012, a OIE criou um processo de reconhecimento oficial de status da  doença e apenas este ano a entidade divulgará a primeira lista com as  classificações dos países-membros, com o Brasil incluído.

 

O diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura,  Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, eleito presidente da  Comissão Regional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para as Américas,  disse, em nota, que as duas resoluções são novas demonstrações de confiança da  comunidade internacional no Brasil.

“A qualidade do sistema de defesa implementado no país foi reafirmado pelas  medidas aprovadas pelas nações que fazem parte da OIE”, afirmou Marques.

Em relação à EEB, o comitê científico da entidade já havia afirmado, em  fevereiro deste ano, que a identificação de um caso atípico da doença, numa  fazenda do Paraná, não colocava em risco o status brasileiro.

“O país faz parte de um grupo seleto de 19 nações que detêm o status de risco  insignificante para a doença em todo o mundo”, disse Marques. Ao todo, 178  países fazem parte da Organização.

Fonte: Valor Econômico

 

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016