CNI: atividade industrial tem maior crescimento em 3 anos
- Detalhes
- 11/06/13
Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados nesta terça-feira (11), mostram que as horas trabalhadas na produção - que indicam o nível de atividade industrial - avançaram 2,9% em abril deste ano, na comparação com o mês anterior. Este foi o maior crescimento do índice desde março de 2010, quando avançou 3%. Nos quatro primeiros meses de 2013, a alta foi de 0,5% nas horas trabalhadas. Segundo a CNI, a atividade industrial cresceu em 17 dos 21 setores pesquisados em abril, puxada pelo setor de veículos automotores.
O faturamento da indústria também teve alta de 5% no mês passado, o mesmo patamar de crescimento registrado em agosto de 2012 e o maior valor desde fevereiro de 2011.
Os números da CNI também mostram crescimento do emprego na indústria, que avançou 0,1% em abril, e da massa salarial real nos trabalhadores do setor - indicador que registrou alta de 0,4% no mês retrasado. De acordo com a entidade, o emprego manteve ritmo lento, mas contínuo, de crescimento e a massa salarial registrou expansão pelo terceiro mês seguido. No acumulado do ano, o emprego industrial subiu 0,5% e a massa salarial cresceu 1,8%.
Também subiu em abril o nível de uso do parque fabril da indústria (capacidade instalada). O indicador terminou o mês em 83,3%, com alta de 0,7 ponto percentual frente a março deste ano, quando estava em 82,6%.
O patamar de abril, do nível de uso do parque industrial, segundo a entidade, é o maior desde junho de 2011.
Fonte: Jornal do Brasil