Banco chinês faz diagnóstico para investimentos em Mato Grosso
- Detalhes
- 13/06/13
Um relatório recém-concluído pelo China Development Bank (CDB, o equivalente ao BNDES no Brasil) apontou oportunidades em Mato Grosso para empresários chineses que podem chegar a R$ 5 bilhões em curto prazo.
O documento, feito após a visita de uma comitiva ao Estado, apontou o potencial de projetos em três áreas: logística, mineração e agricultura. Entre eles, estão a implantação de uma siderúrgica, de um centro de armazenagem (com capacidade de 100 mil toneladas) e de fazendas para a transferência de tecnologia. Os projetos devem ser feitos com parcerias brasileiras.
Outro interesse é a construção de um trecho ferroviário entre Cuiabá e Rondonópolis, que ligará o centro do Estado a portos do Sul e Sudeste.
"O banco veio verificar a segurança para investimentos e apresentará as impressões a empresários de seu país", diz Francisco Vuolo, secretário de Logística de Mato Grosso.
"O foco, a princípio, é o setor logístico, para que possam baratear os custos e depois investir na produção e na indústria de transformação."
O Estado já recebeu R$ 1 bilhão em investimento chinês para a construção de um linhão de energia.
Fonte: Folha de São Paulo