Fila de navios para embarque de açúcar no Brasil sobe com pico da moagem

Imprimir

O número de navios esperando para embarcar açúcar nos portos brasileiros subiu para 55, ante 54 na semana anterior, em meio ao pico da moagem da safra recorde de cana do país, informou a agência Williams Serviços Marítimos.

Chuvas no início desta semana no litoral do Sudeste do Brasil desaceleraram o embarque de açúcar no porto de Santos por um dia, mas rapidamente pararam.

A colheita de 590 milhões de toneladas de cana-de-açúcar foi praticamente ininterrupta nas lavouras da região centro-sul desde o fim das fortes chuvas, nos primeiros dois dias de junho, disse a Somar Meteorologia, nesta quinta-feira. "A preocupação agora é que as chuvas se espalhem pela região produtora de cana a partir de domingo, mas elas serão fracas e não devem oferecer risco de paralisação da moagem", disse a meteorologista da Somar, Nadiara Pereira, acrescentando que pode haver áreas isoladas de chuvas mais fortes.

As chuvas paralisam a colheita e desaceleram a produção de açúcar, pois as usinas favorecem o etanol quando a umidade adicional dissolve a sacarose na planta de cana e torna a produção do açúcar mais cara em comparação com a do biocombustível.

Trabalhadores portuários disseram no início desta semana que começarão uma greve em todos os portos brasileiros a partir de 25 de junho caso não sejam feitas mudanças aos planos do governo de leiloar uma série de novos terminais portuários para o setor privado no fim de 2013. Os trabalhadores dizem que estão preocupados com seus empregos caso os novos proprietários de terminais forem autorizados a contratar mão-de-obra fora dos sindicatos e grupos de trabalho estabelecidos atualmente.

Em recentes greves portuárias, no entanto, o impacto sobre o embarque do açúcar bruto a granel foi limitado, embora o embarque do açúcar branco ensacado esteja mais propenso à lentidão durante as paralisações trabalhistas.

A frente fria que deve atingir a maior parte do centro-sul e Santos durante o final de semana vai reduzir as temperaturas no cinturão da cana, o que deve ajudar as plantas a elevar seus níveis de sacarose e melhorar a produtividade para açúcar e etanol nas próximas semanas.

Condições favoráveis para a moagem da cana e de embarque do açúcar no porto nos últimos 10 dias são atualmente refletidos nos preços futuros na bolsa de Nova York. O contrato spot julho fechou em queda de 0,5 por cento na quarta-feira, perto dos níveis mais baixos desde meados de 2010. Nesta quinta-feira o açúcar operava estável em Nova York.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) relatou na terça-feira que as chuvas na segunda metade de maio desaceleraram a colheita das usinas e a produção de açúcar na região, ante a primeira metade do mês passado.

Fonte: Reuters

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016