Produção em Libra começa em 2019
- Detalhes
- 13/06/13
Previsão é da ANP. Campo do pré-sal vai a leilão em outubro
A diretora geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, disse ontem que prevê que o início da produção do pré-sal no campo de Libra, que irá a leilão em outubro, tenha início a partir de 2019:
- O mínimo para o início da produção é cinco anos, a partir da assinatura do contrato (prevista para o início do próximo ano). Segundo Magda, o edital de leilão do bloco, no sistema de partilha, terá um estímulo natural para que os vencedores comecem rapidamente a produzir petróleo e gás a partir do campo de Libra: o prazo de 35 anos para exploração, sem possibilidade de renovação.
- O contrato é de 35 anos, improrrogável por lei. Em um campo tão grande como esse, quanto mais se demorar, pior é o aproveitamento da reserva, porque não vai dar tempo para explorar tudo no prazo - disse a executiva.
Gás não convencional
De acordo com Magda, o poço de Libra tem potencial para exploração de até 25 mil barris de petróleo por dia, número que ainda é subestimado, na avaliação de alguns especialistas.
Sobre a 12ª rodada em novembro, que incluirá áreas em terra para exploração de gás natural, a diretora disse ontem, na Câmara dos Deputados, que a ANP vai acompanhar de perto a exploração dos blocos e exigir que os concessionários coletem dados sobre o potencial de exploração também de gás não convencional.
A partir das descobertas apontadas pelos concessionários, a agência vai impor-lhes mais obrigações para proteção dos poços, a fim de evitar riscos ambientais no processo de exploração desse tipo de gás, que exige fraturamento das rochas com fluídos químicos.
Fonte: O Globo