Maior terminal privado de contêineres do país começa a operar em julho
- Detalhes
- 14/06/13
O maior e também um dos mais polêmicos empreendimentos privados do setor portuário do Brasil tem seu início de operação previsto para julho.
O Embraport, terminal privado para distribuição de contêineres no Porto de Santos, pertence aos grupos nacionais Odebrecht e Coimex, e à Dubai Port, dos Emirados Árabes. O empreendimento envolveu investimentos de R$ 2,3 bilhões e a expectativa é que, quando inaugurado, passe a receber navios da maior parte dos grandes operadores internacionais que têm linhas ligando o Brasil ao Oriente. A empresa ainda precisa de algumas licenças até lá. Com 530 mil m2 de área, que poderão ser expandidos para 848,5 mil m2, ele terá capacidade para movimentar 1,2 milhão de contêineres de 20 pés por ano.
Todo o porto de Santos, que conta com seis terminais de contêineres, movimentou, em 2012, 2,9 milhões de contêineres de 20 pés. O maior terminal do porto, o Tecon, tem 600 mil m² de área e capacidade de movimentar 2 milhões de contêineres de 20 pés.
A expectativa no mercado é que o Embraport contribua para uma redução dos preços cobrados pelos portos e, principalmente, do tempo de espera das empresas que precisam transportar por contêiner no país.
Fonte: Folha de São Paulo