Sorriso: baixo preço do milho começa lotar armazéns
- Detalhes
- 03/07/13
O presidente do Sindicato Rural, Laércio Lanz, afirmou que "a queda no preço é esperada para essa época, quando começam a colheitas. Não é tempo de vender. É muita oferta, tivemos uma área recorde de plantio de milho em todo Estado e em Goiás também começaram as colheitas".
Destacou ainda esperar uma reação no mercado, já que o valor atual não paga os custos da produção. "Não esta ruim, a questão é que no ano passado foi excelente", disse, ao acrescentar :"Temos uma produtividade em queda, apesar de uma área maior destina ao milho. A chuva que foi demais, causou algumas doenças diminuindo a produtividade". Apesar da cautela na produtividade, a área destinada ao cultivo do grão na cidade cresceu mais de 11% ante os 430 mil hectares da última safra, o que deve refletir na quantidade colhida até final deste ciclo. A região Norte, onde a cidade está localizada, concentra 129,3 mil toneladas das 17,3 milhões estimadas para todo Estado, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Segundo o instituto, a colheita da safra de milho em Mato Grosso já atinge 13% dos pouco mais de 3 milhões hectares cultivados. No entanto, a extensão por onde as colheitadeiras passaram, está 14,4% abaixo em relação ao mesmo período do ano passado. Cerca de 3 milhões de toneladas do grão foram colhidas, com produtividade parcial é de 123 sacas por hectare.
Fonte: Só Notícias