Produtores de algodão pretendem estreitar negócio com o Vietnã

Imprimir

Visando estreitar negócios para o mercado de algodão, produtores brasileiros realizam comitiva para visitar a Tailândia, Indonésia e o Vietnã. Durante 10 dias, os integrantes da missão visitarão as cidades de Ho Chi Minh (Saigon) no Vietnã, Bangkok na Tailândia e Jacarta na Indonésia, onde terão encontros com industriais e agentes comerciais, e visitarão uma indústria de fiação.

A viagem de ida está programada para este fim de semana. A iniciativa é promovida pela Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa). A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), que representa o maior estado produtor de fibra do Brasil, também marcará presença nessa comitiva. A comitiva já visitou a China, a Coréia do Sul, e o Paquistão com a mesma finalidade de negócios.

O Vietnã é um dos principais focos dessa missão comercial à Ásia, pois tem grande potencial para incrementar seus negócios com Brasil em relação ao algodão. De acordo com informações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), a indústria têxtil vietnamita está crescendo muito rapidamente e a produção doméstica do país atende apenas a um por cento da demanda local.

Há 5,1 milhões de fiadores (spinners) no Vietnã e cerca de 70% dessas indústrias são estrangeiras. Até 2020, o número de spinners deverá chegar a 11 milhões e, segundo informações de representantes da Vietnam Cotton and Spinnig Association, o crescimento dessas fábricas será principalmente provocado por empresas que se mudarão da China para o Vietnã.

Empresários vietnamitas em missão comercial ao Brasil disseram considerar o algodão brasileiro de "alta qualidade" e manifestaram o desejo de comprar o produto diretamente do País. O principal fornecedor de algodão para as indústrias do Vietnã são os Estados Unidos, que respondem por 27% das importações, seguidos do Brasil com 18%.

Exportações - Em 2012, o Brasil exportou pouco mais de 1 milhão de toneladas de pluma, sendo que Mato Grosso contribuiu com aproximadamente 50 % desse total (553.691 t). Em 2013, até maio, o País exportou mais de 211 mil t (Mato Grosso respondeu por quase 141 mil t desse total). Os maiores compradores da pluma brasileira foram Coréia do Sul, Indonésia, China, Paquistão e Tailândia.

Fonte: Agrodebate

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016