Indústria automotiva bate recorde no semestre

Imprimir

As montadoras brasileiras produziram 1,86 milhão de unidades e as vendas atingiram 1,8 milhão de veículos no primeiro semestre deste ano, números recordes para o período, segundo levantamento divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Os melhores desempenhos para a primeira metade de um ano eram de 2011, quando a produção entre janeiro e junho atingiu 1,714 milhão de veículos e os emplacamentos, 1,73 milhão de unidades.

No entanto, a produção auto; motiva desacelerou 7,8% no mês passado ante maio, para 320,8 mil veículos, e as vendas em junho somaram 318,6 mil veículos, com uma leve alta de o,8% sobre o mês anterior. Com isso, os estoques de veículos saíram de 36 para 39 dias úteis entre maio e junho, de 385,3 mil para 415,3 mil unidades. O maior problema foi para as concessionárias, que ampliaram os estoques de 27 para 30 dias úteis, ou de 290,4 mil para 321,7 mil veículos. As montadoras mantiveram em nove dias os estoques, reduzindo-os de 94,9 mil para 93,6 mil unidades.

Conforme o presidente da Anfavea Luiz Moan já havia informado, a alta nos estoques ocorreu principalmente pela volatilidade de vendas em junho, especialmente na segunda quinzena, por conta da dificuldade de acesso de clientes às concessionárias na onda de protestos no período.

Já os protestos de caminhoneiros desta semana podem prejudicar a produção de veículos este mês, na avaliação do executivo. Ao menos quatro indústrias do setor relaxaram paralisações pontuais na produção em fábricas, por conta dos protestos de caminhoneiros e do fechamento de estradas. "Teremos perda temporária da produção. por conta de abastecimento de autopeças", disse Moan.

Ele não citou quais as fábricas que sofreram com o desabastecimento, mas a Fiat, por exemplo, maior montadora do País, suspendeu parcialmente a produção no complexo industrial de Betim (MG) após o fechamento de rodovias no entorno. Para Moan, a expectativa é de que haja uma recuperação "na produção até o final do mês com o fim das paralisações e, por isso, ainda não é possível avaliar se a produção total de julho será prejudicada,

O presidente da Anfavea atribuiu os recordes do primeiro semestre ao crescimento expressivo na produção e venda de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas. Entre os destaques nos seis primeiros meses de 2013 está o crescimento de 15,8% na produção e de 29,5% nas vendas de máquinas agrícolas para o mercado interno; desempenho puxado pelo financiamento farto e com juros abaixo da inflação para o setor, bem como a safra brasileira de grãos recorde.

Com isso, a Anfavea revisará as projeções feitas para as vendas de máquinas agrícolas este ano, A estimativa inicial da entidade apontava uma alta nas vendas de 4% a 5% entre 2012 e 2013, para até 73 mil unidades.

"A revisão vai depender dos estudos técnicos, mas o sentimento é de que haja uma reversão em máquinas e que seja para cima", disse Moan, salientando que o mercado volátil ainda impede uma alteração na projeção de crescimento de 4,5% da produção e das vendas automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus este ano.

Fonte: O Estado de São Paulo

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016