Minas Láctea espera negócios de R$ 200 milhões
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- 15/07/13
A feira Minas Láctea, que ocorre esta semana em Juiz de Fora, Minas Gerais, irá reunir 50 expositores de produtos lácteos e 130 fabricantes de máquinas industriais de laticínio. O evento pode gerar R$ 200 milhões em negócios, segundo Marcelo Lana, presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que organiza a mostra.
"As indústrias aproveitam o evento para lançar produtos. Haverá equipamentos, como [novos modelos de] máquinas de fatiar queijo e também de encher copos de laticínios", exemplifica o executivo. A Minas Láctea estará dividida em cinco setores: Expomaq (exposição de maquinários), Expolac (exposição de produtos lácteos), Concurso Nacional de Produtos Lácteos, Lac'Ideia (circuito de palestras) e Fino Paladar (degustação de produtos). Entre os fabricantes de lácteos estarão grandes, médias e pequenas empresas. "É uma oportunidade de os produtores industriais estarem no mesmo ambiente discutindo as dificuldades do setor", avalia Lana. A feira é aberta ao público em geral. No entanto, Lana afirma que, dos 12 mil visitantes esperados para o evento, 80% deverão ser pessoas relacionadas ao setor de lácteos. "São supermercadistas, industriais, alunos de engenharia de alimentos, nutricionistas e empresários", afirma o executivo.
Lana conta ainda que durante o evento serão apresentadas novidades tecnológicas, como um kit para detecção de salmonelas, bactéria que pode causar doenças gástricas e infecções. "O teste dura três minutos e o resultado sai em 24 horas", afirma. Outro lançamento é a tecnologia para a redução de sódio nos queijos. A novidade é importante, pois o excesso deste mineral no corpo humano pode causar hipertensão.
O presidente da Epamig destaca também a importância da primeira edição do Lac'Ideia. "São palestras voltadas para o mercado, levando a pesquisa aplicada à sociedade", completa.
Compradores internacionais
Durante a feira ocorrerá também o evento Fórum das Américas, voltado à promoção do setor de lácteos brasileiro no mercado internacional. O fórum é promovido pelo PS-Lácteos, projeto realizado em parceria entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para a internacionalização dos produtos da indústria láctea.
O evento terá um seminário sobre as oportunidades do setor no Brasil, reunião com as empresas participantes do PS-Lácteos e rodadas de negócios com compradores internacionais.
Nesta edição do Projeto Comprador, o primeiro promovido pelo PS-Lácteos, estarão presentes três importadores estrangeiros: o Barakat International, distribuidor de alimentos dos Emirados Árabes Unidos, o Industriel Goumid's Group, da Argélia, e o Digioca, da Venezuela.
"A expectativa é de aproximação (com os compradores internacionais). Os preços internacionais estão melhores e isso deixa o produto brasileiro mais competitivo", afirma Gustavo Beduschi, gerente do PS-Lácteos na OCB. "Os compradores poderão ver mais de perto o quão bom é o produto brasileiro, principalmente nos produtos com maior valor agregado, como os queijos", explica.
Sobre os países que estão representados na feira, Beduschi comenta que haverá também um representante da embaixada da Argélia no evento. "O que é bem interessante, pois nossa intenção é realizar uma missão a esse país no final deste ano ou início do ano que vem. A Argélia é um país referência no Norte da África e muito próximo aos outros países árabes. Começamos a mostrar nossa força para este mercado", aponta.
Argélia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito, Iraque e Venezuela foram escolhidos como países-alvo para as ações do PS-Lácteos até 2014. A intenção do projeto é aumentar as exportações do setor em 30% até o ano que vem. Os investimentos no projeto são de R$ 2,3 milhões.
O Minas Láctea ocorreu no Expo Minas. A primeira edição do evento aconteceu em 1972. No ano passado, a feira rendeu R$ 175 milhões em negócios aos participantes.
Fonte: Aduaneiras