Sob pressões e inseguranças, MT já colheu 8 milhões ton de milho
- Detalhes
- 16/07/13
A colheita da safra 2012/13 de milho em Mato Grosso chegou a 39,5% dos 3 milhões de hectares plantados. São cerca de 8 milhões de toneladas já retiradas do campo, em meio a um momento de desvalorização nos preços do cereal e insegurança do produtor para comercializar a produção.
Relatório divulgado na sexta-feira (12) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) demonstra que há um atraso de 10,77 pontos percentuais entre o que foi colhido neste ano e no ano passado. De olho nos preços do milho, o produtor também retardou a venda. Até junho eram 36,2% negociados. Enquanto isso, à igual época de 2012, outros 54,5%. "A colheita chega a este percentual marcada pela queda nos preços e a insegurança na comercialização. O produtor também está na expectativa das movimentações anunciadas pelo governo", disse o analista de mercado do Imea, Ângelo Ozelame.
Na quinta-feira (11) a saca de 60kg do milho em Mato Grosso fechou o dia com a média estadual cotada a R$ 11,71. O valor é 35% menor frente ao do mesmo dia de 2012, quando foram R$ 17,98.
Apenas na primeira semana de julho os preços do cereal atingiram a pior média desde setembro de 2010, pressionado pela colheita da supersafra e também do cenário que se configura para a safra norte-americana.
Se confirmada a projeção do Imea, Mato Grosso vai produzir acima de 17 milhões de toneladas nesta temporada.
Fonte: Portal do Agronegócio