OMC eleva projeção para comércio mundial
- Detalhes
- 15/04/14

A OMC (Organização Mundial do Comércio) elevou sua projeção para o crescimento do comércio mundial este ano a 4,7%, alertando que riscos como a desaceleração nas economias em desenvolvimento e as tensões geopolíticas cada vez mais intensas, o que inclui a situação da Ucrânia, ameaçam solapar a recuperação.
Diversos economistas que estudam o comércio internacional antecipavam que a OMC viesse a reduzir sua projeção de crescimento de 4,5% para este ano. Em entrevista ao "Financial Times", na semana passada, Roberto Azevêdo, o diretor-geral da OMC, disse que ele ainda não havia detectado sinais de uma recuperação significativa do comércio mundial no primeiro trimestre de 2014. Ao divulgar suas mais recentes projeções, na segunda-feira, a OMC declarou que a recuperação mundial e a alta na atividade econômica nos Estados Unidos e especialmente na Europa provavelmente resultariam em crescimento superior ao esperado.
Mas a organização também acautelou que a recuperação de 4,7% que havia antecipado estava bem abaixo das tendências históricas e, especialmente, dos 6% de crescimento anual que prevaleceram pela maior parte dos anos 90 e 2000.
"As perspectivas para o comércio e a produção mundial em 2014 e 2015 estão melhores do que vinha sendo o caso recentemente, mas economias as mais importantes continuam frágeis.
Fonte: O Estado-CE