Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Imprimir

O Rio de Janeiro situa-se na porção leste da região Sudeste, tendo como limites os estados de Minas Gerais (norte e noroeste), Espírito Santo (nordeste) e São Paulo (sudoeste), como também o Oceano Atlântico (leste e sul). Ocupa uma área de 43.696,054 km², sendo pouco maior que a Dinamarca. Sua capital é a cidade do Rio de Janeiro. Os naturais do estado do Rio de Janeiro são chamados de fluminenses (do latim flumen, literalmente "rio").

Formado por uma enorme gama de etnias e povos, sua economia se baseia na prestação de serviços, tendo ainda uma parte significativa de indústria e pouca influência no setor de agropecuária

Os municípios mais populosos são: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Niterói, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Magé, Volta Redonda, Itaboraí, Mesquita, Macaé, Cabo Frio e Nova Friburgo.

O estado possui duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto, que se estendem, como faixas paralelas, do litoral para o interior. Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí, Muriaé e Carangola são os principais rios. O clima é tropical.

Florestas recobrem encostas e espécies remanescentes de mata atlântica são preservadas no Parque Nacional da Tijuca. Mata de baixada, restingas e manguezais são preservadas nas áreas de proteção ambiental de Grumari e Prainha.

Embora a cidade tenha se tornado uma das maiores áreas urbanas do mundo, cresceu em volta de uma grande mancha verde, que responde pelo nome de Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo, que continua mantendo valiosos remanescentes de seus ecossistemas originais, mesmo tendo sido replantada no século XIX. Foi o primeiro exemplo de reflorestamento com espécies nativas.

Cartão-postal do país e internacionalmente conhecido, o Rio de Janeiro possui uma beleza incomparável, com grande diversidade de clima e paisagem, variedade de recursos turísticos, com suas cidades desenhadas por uma natureza de excepcional beleza cênica e uma geografia exuberante. Aliado a tudo isso, a intensa vida cultural, proporciona bem estar e uma irresistível diversão à população e aos turistas.

A pujança cultural do estado está espelhada principalmente na capital, que possui cerca de 180 salas de cinema, maior proporção do país entre as capitais, e a maior proporção também de museus, 80 no total, e 43 teatros.

Entre os principais museus do estado estão o Museu Imperial de Petrópolis, Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), o Museu Histórico Nacional, o Museu Histórico da República, o Museu Chácara do Céu, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu da Quinta da Boa Vista, o Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o do Forte de Copacabana - Museu Histórico do Exército.

Muitas cidades destacam-se devido à sua forte vocação turística como Angra dos Reis, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Nova Friburgo, Penedo (distrito de Itatiaia), Paraty, Petrópolis, Rio das Ostras, Saquarema, Teresópolis, entre outras.

Principal centro turístico do Brasil e conhecido como "Cidade Maravilhosa", o Rio de Janeiro tem como alguns de seus pontos de atração, o Pão de Açúcar e o Corcovado, que se tornaram símbolos do País.

Seus mais procurados balneários são Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Maricá e Saquarema. Na Costa Verde as montanhas entram em contato com o mar, possuindo mais de 2.000 praias e 300 ilhas.

O litoral é pontilhado por cidades famosas, como Parati e Angra dos Reis. Na região da Serra do Mar, Petrópolis e Nova Friburgo conservam paisagens e costumes da colonização alemã e suíça. As cidades do Maciço da Mantiqueira, como Visconde de Mauá e Itatiaia - primeiro Parque Nacional Brasileiro -, destacam-se pela beleza natural e pelo ecoturismo.

O carnaval é um conjunto de festividades populares que ocorrem em diversos países e regiões católicas, nos dias que antecedem o início da Quaresma. Embora centrado no disfarce, na música, na dança e em gestos, a folia apresenta características distintas nas cidades em que se popularizou.

No Rio de Janeiro, o desfile das escolas de samba, durante o Carnaval - uma das poucas manifestações folclóricas que ainda sobrevivem e conseguem envolver um grande público - atrai milhares de turistas do Brasil e do mundo inteiro, transformando a cidade carioca num espetáculo de cores, sons e luzes.

Os cariocas adotam pratos culinários de todo o país, mas têm uma maior influência da cozinha portuguesa. Seus pratos típicos são a feijoada completa, o caldo verde e o bacalhau.

 

 

 

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016