Turismo do Estado do Tocantins

Imprimir

 

Tocantins é o mais novo dos estados brasileiros. Está localizado a sudeste da Região Norte e tem como limites o Maranhão a nordeste, o Piauí a leste, a Bahia a sudeste, Goiás a sul, Mato Grosso a sudoeste e o Pará a noroeste.

 

Ocupa uma área de 277.620 km², pouco menor que o Equador, e um pouco maior que Burkina Faso e Nova Zelândia. Sua capital é a cidade planejada de Palmas. As cidades mais populosas s ão Palmas, Gurupi, Araguaína, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Colinas do Tocantins.

O relevo apresenta chapadas ao centro, ao sul e ao leste, a Serra Geral a sudeste, a Serra Traíras (ou das Palmas) ao sul, e a planície do Araguaia, com a ilha do Bananal, nas regiões norte, oeste e sudoeste.

De clima tropical, tem como rios mais importantes o Tocantins, Araguaia, o rio do Sono, das Balsas e o rio Paranã.

A Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, formada por uma bifurcação do Rio Araguaia, com uma área total de 20 mil quilometros quadrados, é uma reserva ambiental desde 1959.

A área pertence integralmente ao Estado do Tocantins. Nela correm numerosos rios, que inclui a Lagoa Grande, uma das maiores do Brasil.
Na estação chuvosa (setembro a março), aproximadamente 80% do território da Ilha fica alagado, formando belíssimos pantanais, transponíveis apenas por embarcações.

Abriga o Parque Indígena do Araguaia, com 1.437.689 ha de área, habitado por índios Carajás e Javaés, e, no norte, o Parque Nacional do Araguaia, com aproximadamente 460.000 ha.

Também ao Norte da Ilha encontra-se o Complexo Turístico do Araguaia, com seu desdobramento em Pólos Ecoturísticos, dentre os quais destaca-se o Cantão ou Côco-Javaés, com 89.150,95 ha, situado no Município de Pium.

Mesmo sendo o Estado mais jovem do país, o Tocantins conta com uma cultura popular extremamente rica, com manifestações seculares e um amplo calendário de eventos.

Apresenta construções históricas, como a Catedral de Nossa Senhora das Mercês, construída em 1904, em Porto Nacional; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Negros, em Natividade; e a Igreja de Nossa Senhora da Consolação, em Tocantinópolis.

Entre as quais Encantos do Jalapão, com dunas de areias e lagoas de águas cristalinas; a Região Serras Gerais e suas cidades históricas que remontam ao Brasil colonial; Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo; Lagos e Praias do Cantão, com destaque para o rio Araguaia, e a Região Serras e Lago.

Aqui, o cerrado, o pantanal e a floresta amazônica se encontram num espetáculo raro, que pode ser apreciado em poucos lugares do mundo.

Dos tempos do Brasil colonial, o Tocantins guarda cidades históricas, como Porto Nacional, Arraias e Natividade. E no mistério dos antigos casarios, a tradição e a religiosidade de um povo.

Uma das festas mais tradicionais do Estado é a Romaria do Senhor do Bonfim, em Natividade.

O Estado se localiza no centro do país, com acesso facilitado por via terrestre, aérea e futuramente, ferroviária.

A fundação da Cidade de Brasília e a criação do novo Distrito Federal faz a região expandir seu povoamento, seu comércio e sua agricultura, principalmente por causa da rodovia Belém-Brasília.

O aparecimento da mineração de calcário e ouro, o estabelecimento das indústrias madeireiras e de mobiliário (principalmente de mogno) aceleraram o desenvolvimento da região.

A economia se baseia no comércio, na agricultura (arroz, milho, feijão, soja), na pecuária e em criações.

 

 

 

 

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016