Turismo do Distrito Federal

Imprimir

O Distrito Federal é uma das 27 unidades federativas do Brasil, onde se localiza a capital federal Brasília, cujos limites estão onde termina o próprio Distrito Federal. A capital foi fundada em 21 de abril de 1960.

Foi construída em três anos e dez meses, através de um projeto do presidente Juscelino Kubitschek de mudança da capital nacional do município do Rio de Janeiro para o centro do país. Até a criação de Brasília, a capital federal localizava-se na cidade do Rio de Janeiro, antecedida por Salvador.
O Distrito Federal e o entorno se encontram na região do Cerrado, conhecido também como Savana Brasileira. Sua vegetação, para se proteger dos períodos mais secos, apresenta algumas características peculiares: é normalmente baixa, com plantas esparsas de troncos retorcidos.

Dentro do bioma Cerrado ainda é possível diferenciar algumas variações conhecidas como cerradões, campos limpos, campos sujos e matas secas, entre outras.

No século XIX, D. Bosco, santo italiano, teve um sonho profético avisando do surgimento de uma nova civilização entre os paralelos 15 e 20, local onde se encontra Brasília.

A partir daí, a mística passou a fazer parte da Cidade. Surgiram novas profecias, lendas e crenças que transformaram a Cidade numa verdadeira concentração de templos, religiões e seitas, como a Cidade Eclética e o Vale do Amanhecer, passando por cultos africanos e esotéricos.

São mais de 18 templos, entre eles, a Catedral Metropolitana, igrejas evangélicas, templos da ortodoxia e templos Budistas.

Mais de dez instituições ecológicas têm sede ou filiais em Brasília.

A região do Distrito Federal é propícia para a aterrissagem de discos voadores e contato com extra-terrestres, segundo alguns estudiosos.

A diversidade cultural existente em Brasília, devido ao seu tipo de povoamento, promoveu a existência de sotaques, costumes e culinárias de diferentes origens.

A história da Cidade e a memória nacional estão guardadas em 24 museus, sendo os mais visitados o Memorial J.K., o Catetinho, o Banco Central, o Museu Vivo da Memória Candanga e o Museu de Arte e Tradição do Nordeste.

Brasília, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, tem como atração turística arquiteturas arrojadas, palácios, prédios, igrejas que se destacam pela sua estrutura, verdadeiras obras primas. Algumas de suas cidades apresentam várias cachoeiras e grutas calcáreas.

O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls*. O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

*Luiz Cruls, natural da Bélgica, veio para o Brasil aos 24 anos de idade. Em 1892, ganhou notoriedade ao chefiar a expedição para demarcação do quadrilátero do Planalto Central, descrevendo a fauna, flora, o solo e os rios, numa missão que definiu onde seria erguida, quase 70 anos depois, a nova capital Brasília.

 

 

 

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016