Reino Unido pretende ampliar campanha polêmica contra imigrantes

Imprimir

O governo britânico informou nesta segunda-feira que pretende estender para todo o país uma campanha polêmica contra a imigração ilegal que já é aplicada nas ruas de Londres. A campanha é altamente criticada por ser ofensiva aos estrangeiros.

Com o slogan "Está no Reino Unido ilegalmente? Vá para casa ou enfrente a prisão", a campanha feita pelo Ministério do Interior usa panfletos e duas vans que percorrem bairros pobres de Londres pedindo aos ilegais que deixem o país.

A iniciativa foi duramente criticada pela oposição trabalhista e pelos próprios conservadores, aliados do premiê David Cameron, por usar a frase "Vá para casa" ("Go home", em inglês). A expressão era aplicada por grupos neonazistas e nacionalistas na década de 1990 como uma forma de discriminação aos imigrantes. O ministério ainda oferece um telefone para que os estrangeiros que estão ilegais no país consigam dados sobre como obter documentos e formas de sair do país de forma voluntária. Em entrevista no domingo (28), o secretário de Estado para Negócios, Vince Cable, disse que a campanha era "estúpida e ofensiva".

Cable ainda afirmou que era pouco provável que continuasse e disse que se trata de uma "obsessão" do Partido Conservador sobre o número de imigrantes, o que os incentiva a tomar "péssimas decisões políticas".

Nesta segunda, no entanto, o gabinete do primeiro-ministro disse que a campanha é construtiva e está funcionando. "Nós gostaríamos de observar essa campanha com mais detalhes e ver como ela pode seguir adiante".

O porta-voz de Cameron ainda disse que a campanha é uma forma eficaz de incentivo à retirada voluntária, uma forma mais barata de afastar a imigração ilegal. O Ministério do Interior, no entanto, afirma ainda não ter estatísticas sobre a efetividade da campanha.

PREOCUPAÇÃO

A nova estratégia para diminuir a imigração ilegal causou preocupação inclusive do líder do nacionalista Ukip, de Nigel Farage, um dos principais defensores da redução do número de imigrantes.

A campanha é uma resposta ao aumento da preocupação dos britânicos com os estrangeiros, em especial por causa do aumento do desemprego causado pela crise financeira.

No início do ano, o Ukip ganhou força política nas eleições municipais, o que aumentou a preocupação dos aliados de David Cameron, que passaram a defender medidas mais incisivas contra os estrangeiros. Uma das principais figuras do Partido Conservador, o prefeito de Londres, Boris Johnson, defendeu a ação.

"Dificilmente essa campanha sozinha resolverá o problema da imigração, que expandiu de forma massiva durante o último governo trabalhista. Mas com certeza não podemos culpar nossa coalizão por tentar fazer com que se cumpra a lei", disse, em coluna no jornal "Daily Telegraph".

Fonte: Folha de São Paulo

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016