'Não estamos em uma guerra comercial com a China', diz Trump
- Detalhes
- 04/04/18
O presidente norte-americano, Donald Trump, negou nesta quarta-feira (4) que os Estados Unidos estejam em guerra comercial com a China, horas depois de Pequim ter anunciado tarifas sobre uma lista de importações dos EUA em retaliação por taxas similares impostas pela Casa Branca um dia antes. "Não estamos em uma guerra comercial com a China, essa guerra foi perdida há muitos anos pelas pessoas tolas, ou incompetentes, que representavam os EUA", escreveu Trump na sua rede social.
Trump, entretanto, voltou a citar o colossal déficit comercial dos Estados Unidos com a China e supostas violações chinesas ao direito de propriedade intelectual.
"Temos um déficit comercial de US$ 500 bilhões por ano, com roubo de propriedade intelectual de outros US$ 300 bilhões. Nós não podemos deixar isso continuar", acrescento.
Na véspera, a administração Trump anunciou que vai impor tarifas de 25% em cerca de 1.300 produtos importados da China. Os itens que serão tributados são produtos médicos, de tecnologia industrial e transporte.
Washington critica em particular o sistema de coempresa imposto por Pequim às companhias americanas. Com o sistema, as empresas que desejam ter acesso ao mercado chinês precisam, obrigatoriamente, associar-se a um grupo local e compartilhar com este sua tecnologia.
A China nega que suas leis exijam transferências de tecnologia e anunciou nesta quarta-feira tarifas de 25% sobre mais de 100 produtos norte-americanos como soja, aviões, carros, uísque e produtos químico.
Fonte: Reuters