EUA querem período de transição de 4 anos para aumento de limite de de conteúdo local no Nafta
- Detalhes
- 30/04/18
A mais recente proposta dos Estados Unidos para ampliar o conteúdo local na indústria automotiva dos países que fazem parte do Nafta prevê um período de transição de quatro anos para atingir o nível de 75 por cento ante os atuais 62,5 por cento. Um resumo da proposta, visto pela Reuters e que está circulando por representantes da indústria automotiva, prevê que funções que paguem 16 dólares por hora sejam responsáveis por 40 por cento do valor de veículos leves de passageiros e 45 por cento no caso de picapes.
O plano dos EUA exige que as montadoras incluam salários pagos para profissionais de engenharia, vendas, pesquisa, de software e desenvolvimento de produto, que serão responsáveis por 15 pontos percentuais destas metas. A demanda favorece montadoras norte-americanas e prejudica marcas estrangeiras que fazem esses trabalhos fora dos EUA.
As exigências sobre empregos, apoiadas pelo representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, durante negociações em Washington na semana passada sobre alterações no Tratado de Livre Comércio da América do Norte, são direcionadas a preservar produção de veículos nos EUA e Canadá e aplicar pressão sobre o México, que paga salários menores.
O Centro de Pesquisa Automotiva em Ann Arbor, no Estado norte-americano de Michigan, estima que os trabalhadores em montadoras de veículos no México recebem, em média, menos de 6 dólares por hora e que funcionários de empresas de autopeças recebem menos de 3 dólares.
Fonte: Reuters