Coreia do Norte produz seu próprio smartphone com Android
- Detalhes
- 13/08/13
Agências estatais de notícia da Coreia do Norte veicularam que o país está produzindo seu próprio smartphone, denominado Arirang, que foi recentemente exibido ao governante Kim Jong-un durante uma visita à fábrica onde o aparelho está sendo feito.
Não foram divulgados detalhes sobre o aparelho, que roda o sistema Android, do Google.
Segundo a agência KCNA, a produção do aparelho acontece na capital Pyongyang e foi iniciada "há alguns dias".
O governante elogiou a qualidade da câmera fotográfica do aparelho, diz a nota, e enalteceu o desenvolvimento da tecnologia local. "Que ótimo é ver celulares sendo produzidos com sucesso com tecnologia local", disse à agência, cujo texto segue: "Ao olhar para o logotipo 'Arirang' gravado no celular, ele notou que a produção em massa de bens com a marca da Coreia do Norte pode reafirmar o orgulho nacional e o respeito próprio no povo coreano."
Como nota o site "North Korea Tech", os aparelhos exibidos na fábrica estão prontos e apenas sendo inspecionados --nenhuma montagem foi divulgada por meio das fotos oficiais.
O Arirang leva o nome de uma canção popular daquele país.
A Coreia do Norte lançou no ano passado um tablet que, segundo a análise de um especialista divulgada pelo "North Korea Tech", era fabricado na China, apesar de o país dizer que o aparelho tinha produção local.
O especialista em tecnologia norte-coreana, Martyn Williams, disse que é improvável que o smartphone não tenha origem chinesa.
Fonte: Folha de São Paulo