EUA iniciam maior guerra comercial na história econômica, diz Ministério do Comércio da China
- Detalhes
- 06/07/18
Ao aplicarem nesta sexta-feira (6) tarifas adicionais de 25% sobre produtos chineses no valor de US$ 34 bilhões, os Estados Unidos iniciaram a maior guerra comercial na história econômica, disse um porta-voz do Ministério do Comércio da China. Essas tarifas violam as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) e representam uma típica "intimidação comercial", constituindo uma ameaça grave para a segurança das cadeias de indústria e valor mundiais.
Além disso, minará a recuperação econômica mundial e causará distúrbio no mercado mundial, além de ser um golpe para muitas multinacionais, empresas e consumidores comuns.
Em vez de servir os interesses das companhias e pessoas dos EUA, a medida se provará ser contraproducente e prejudicial.
O lado chinês, tendo prometido não dar o primeiro tiro, é forçado a iniciar contra-ataques para proteger os interesses nacionais essenciais e os interesses de sua população.
A China informará as situações relevantes à OMC a tempo e ficará ao lado de outros países na defesa do livre comércio e dos mecanismos multilaterais.
O ministério também reiterou o compromisso inabalável da China para aprofundar a reforma e expandir a abertura, proteger o empreendedorismo, fortalecer a proteção de direitos de propriedade intelectual e criar um bom ambiente comercial para as companhias de investimento estrangeiro na China.
A pasta avaliará continuamente o impacto sobre as companhias afetadas e tomará medidas efetivas para oferecer apoio para elas.
Fonte: Comex/Xinhua