Turquia aumenta tarifas sobre vários produtos de origem americana

Imprimir

A Turquia aumentou, nesta quarta-feira, as tarifas para vários produtos de origem americana, no meio da escalada de tensões diplomáticas entre os dois países aliados, segundo um decreto presidencial publicado ontem (15) no Boletim Oficial do Estado turco. "Em face os ataques econômicos conscientes do governo dos EUA e dentro do quadro do princípio de reciprocidade, as taxas na importação de alguns produtos foram aumentadas", afirmou hoje, em sua conta do Twitter, o vice-presidente turco, Fuat Oktay.

O governo turco aumentou as tarifas para uma série de produtos agrupados em 22 categorias, modificando as tarifas impostas a esses bens no último dia 21 de junho.

As taxas adicionais são cobradas sobre as importações de produtos como o tabaco, nozes, arroz, veículos, álcool, cosméticos e carvão, estabelecendo o aumento entre 10% em produtos de madeira, 60% no tabaco e 140% no caso do álcool.

Ancara impôs as tarifas, cujo valor cifrou em US$ 300 milhões, em junho como resposta à decisão de Washington de não prorrogar a isenção de tarifas de 25% e 10% do aço e alumínio para a UE, Canadá e México, medida que também foi contestada por Bruxelas.

O anúncio do feito pelo governo turco hoje faz parte da recente escalada de tensões diplomáticas com os Estados Unidos por causa da detenção de um pastor protestante americano na Turquia há dois anos, que permanece em prisão domiciliar.

O governo americano impôs sanções a dois ministros turcos e duplicou as tarifas ao aço e alumínio da Turquia, o que aumentou a desconfiança dos investidores no país eurasiático e acelerou a queda da lira turca, que perdeu mais de 25% de seu valor em um mês.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, definiu a crise da lira como um "ataque econômico contra a Turquia" e declarou sua intenção de boicotar os produtos eletrônicos dos Estados Unidos.

Fonte: EFE

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016