Paquistão tem o seu "pequeno Brasil do futebol"
- Detalhes
- 16/08/13
Um dos bairros urbanos mais violentos do Paquistão ganhou o apelido de "Little Brasil" (pequeno Brasil). A reportagem assinada pelo jornalista Abubakar Siddique, publicada no Asia Times desta sexta-feira (16/08), conta em detalhes a história, que tem ligação direta com a superação e o futebol. Moradores da favela paquistanesa Lyari vivem pelo amor ao futebol, vindo daí a referência ao Brasil, diz a reportagem.
O veículo conta que do local tem saído os mais ilustres jogadores do país. Lyari concentra a comunidade africana indígena, o Sheedis, onde também são registrados os casos mais graves de violência ligados à gangues, extermínio religioso e é marcado pelo alto grau de pobreza.
O jornalista destaca ainda que o bairro viveu recentemente uma grande tragédia, quando um bombardeio interrompeu uma partida de futebol que era realizada na favela. O resultado foi a morte de 11 pessoas, pelo menos, incluindo jovens atletas e ferindo mais de 20.
Abubakar conta a história do bairro, da sua origem pesqueira até o crescimento demográfico que veio com a era da industrialização. Ele diz que as dificuldades de sobrevivência são enormes e, em meio a elas, o futebol surgiu como opção para retirar jovens talentosos da extrema miséria.
Fonte: Jornal do Brasil