Exportações do Japão caem pela primeira vez desde 2016 com aumento dos temores de guerra comercial

Imprimir

As exportações do Japão caíram em setembro pela primeira vez desde 2016 uma vez que os embarques para os Estados Unidos e China diminuíram, provavelmente prejudicando o crescimento econômico no terceiro trimestre e aumentando as preocupações com o impacto da intensificação da guerra comercial entre os EUA e a China. Os dados foram divulgados dias depois de uma pesquisa ter mostrado que um terço das empresas japonesas - não só exportadores - foram afetadas pelo conflito comercial entre as duas maiores economias do mundo, e que mais da metade estão preocupadas com as consequências em seus negócios.

As autoridades japonesas também permanecem cautelosas sobre o impacto econômico geral dos conflitos comerciais internacionais. Uma série de desastres naturais que atingiram o Japão aumentou a pressão sobre as fábricas, interrompendo a produção e a distribuição física.

Dados do Ministério das Finanças divulgados nesta quinta-feira mostraram que as exportações japonesas caíram 1,2 por cento em setembro ante o ano anterior, contra um aumento de 1,9 por cento esperado por economistas em pesquisa da Reuters, e após ganho de 6,6 por cento em agosto.

Este foi o primeiro declínio desde novembro de 2016.

Em termos de volume, as exportações caíram 4,8 por cento no ano até setembro, a primeira queda em sete meses.

As exportações do Japão para os Estados Unidos caíram 0,2 por cento no ano até setembro, pressionadas pela queda dos embarques de máquinas para construção e mineração, autopeças e remédios.

Fonte: Reuters

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016