Vietnã ratifica TPP11, que entrará em vigor em 30 de dezembro
- Detalhes
- 13/11/18
O Parlamento do Vietnã ratificou nesta segunda-feira, com o apoio de 96,7%, o Tratado Integral e Progressista de Associação Transpacífico (CPTPP, sigla em inglês), mais conhecido como TPP11, que entrará em vigor no próximo dia 30 de dezembro. A Assembleia Nacional vietnamita ordenou ao governo e às agências e organizações relevantes que revisem a legislação nacional para cumprir as estipulações do novo acordo comercial, segundo os veículos de imprensa.
Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura e Vietnã assinaram o TPP11 no último dia 8 de março, mas era preciso que pelo menos seis países o ratificassem para que entrasse em vigor.
O Parlamento da Austrália se tornou o sexto membro a ratificá-lo em 31 de outubro, após Canadá, Japão, México, Nova Zelândia e Singapura, dando início à contagem regressiva de 60 dias para sua entrada em vigor.
O TPP11 prevê a eliminação de mais de 95% das tarifas entre os países-membros, que representam 13,3% do PIB mundial - ou mais US$ 10,6 trilhões - e 14,4% do comércio global.
O TPP11 é uma evolução do Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica (TPP, na sigla em inglês) que, impulsionado pelos Estados Unidos, seria o maior tratado comercial do mundo, pois abrangia 40% da economia mundial e quase um terço de todo o fluxo do comércio internacional.
No entanto, quando Donald Trump sucedeu Barack Obama na presidência dos EUA, uma das suas primeiras medidas foi tirar o país deste acordo.
Fonte: Agência EFE