Ministro da Finanças do Japão pressiona G20 a renovar compromisso contra o protecionismo
- Detalhes
- 17/01/19
O ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, pediu nesta quinta-feira ao Grupo das 20 principais economias mundiais que renove seu compromisso com a cooperação diante do crescente protecionismo. Falando na reunião de vice-ministros das Finanças e vice-presidentes dos bancos centrais do G20, antes das reuniões dos líderes financeiros no Japão ainda este ano, Aso alertou que o protecionismo e práticas comerciais desleais podem prejudicar a estabilidade econômica.
"A insatisfação com a desigualdade econômica está aumentando. Há um risco sério de voltarmos a uma mundo fechado e fragmentado", disse Aso em seu discurso de abertura no encontro do G20.
Os comentários de Aso foram feitos em um momento de crescentes tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China, que já começaram a impactar o investimento global e o crescimento econômico. A disputa tarifária deve ter ainda mais impacto sobre a economia da China, mostrou uma pesquisa da Reuters nesta quinta-feira.
"O protecionismo e as práticas comerciais desleais levam à instabilidade e a resultados econômicos ruins. Precisamos renovar nosso compromisso com a cooperação internacional e a abertura", disse Aso.
O Japão quer se concentrar em questões que vão desde os desequilíbrios comerciais globais até o impacto do envelhecimento populacional na agenda, quando ele presidirá as reuniões de líderes financeiros do G20 deste ano.
Fonte: Reuters