Lagarde, do FMI, alerta para tempestade econômica global

Imprimir

Christine Lagarde, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), advertiu ontem (10) durante o World Government Summit, em Dubai, contra uma possível "tempestade" econômica em nível global. Segundo ela, a economia está crescendo mais devagar que o previsto por causa do que ela chama de quatro nuvens que pairam sobre o cenário econômico: tensões comerciais com escalada de tarifas, alta das taxas de juros, incertezas relacionadas ao Brexit no Reino Unido e desaceleração da economia chinesa.

"A confiança está no coração das relações econômicas. Quando há muitas nuvens, é preciso um raio para trazer a tempestade", disse, referindo-se às tensões comerciais entre a China e os Estados Unidos que começaram a afetar a economia global.

Para Lagarde, a garantia de livre comércio exige os esforços coletivos de todas as nações do mundo para resolver seus problemas.

A perspectiva de um agravamento da guerra comercial pesa sobre os mercados financeiros, que temem as consequências para a economia mundial.

Para a diretora-geral do FMI, a determinação política para o bem comum poderia limpar essas nuvens.

Em relação à governança e à transparência, Lagarde afirmou que a corrupção resulta em menos fé e crescimento da economia.

Inteligência artificial

Lagarde disse que a inteligência artificial e a quarta revolução tecnológica afetarão mais as mulheres do que os homens. "É porque muitas das tarefas que são feitas pelas mulheres são tarefas mais rotineiras, são mais facilmente automatizadas", explicou.

Lagarde citou os Emirados Árabes Unidos como um modelo para promover as mulheres, elogiando o número de graduadas em ciências. "As mulheres têm espaço, elas são promovidas, elas são encorajadas", disse.

 

Fonte: G1

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016