Internacional Hoje às 14h11 - Atualizada hoje às 14h13 Reunião entre Obama e Putin não está prevista no G20
- Detalhes
- 30/08/13
Fontes ligadas à Chancelaria russa informaram que não está previsto um encontro bilateral entres os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, Barack Obama e Vladimir Putin, respectivamente, no âmbito da próxima cúpula do G20, que será realizada em São Petersburgo, em setembro.
A informação foi divulgada pelo conselheiro diplomático do Kremlin, Iuri Ushakov, em entrevista à agência de notícias local Interfax, pouco após a Casa Branca apontar que Obama "certamente" se encontraria com seu homólogo russo, sem especificar se este seria um encontro bilateral. "Putin saudará Obama, entre outros líderes, apertarão as mãos e depois vamos ver'', disse Ushakov, destacando que "até o momento não está prevista uma reunião". "Mas, durante a cúpula [do G20], eles terão muitas oportunidades para conversar. Se haverá um encontro de pé ou sentado, no entanto, eu não sei", concluiu Ushakov.
O presidente dos Estados Unidos cancelou uma reunião com Putin, que seria realizada durante o G20, logo após Moscou conceder asilo temporário ao ex-analista do serviço secreto dos Estados Unidos Edward Snowden, que revelou um programa de monitoramento de Washington conhecido como "Prism".
Fonte: Agência Ansa