Secretário de Energia dos EUA diz que mercado de petróleo é robusto e reagirá bem após ataque
- Detalhes
- 16/09/19
O mercado de petróleo é resiliente e reagirá positivamente ao ataque sobre a indústria de petróleo saudita registrado durante o fim de semana, disse o secretário de Energia dos Estados Unidos, Rick Perry, nesta segunda-feira, culpando firmemente o Irã pelo ocorrido.
O ataque sobre a Arábia Saudita, que interrompeu 5% da produção global de petróleo, causou a maior disparada nos preços da commodity desde 1991, após autoridades dos EUA terem culpado o Irã e o presidente Donald Trump ter afirmar que o governo norte-americano está pronto para retaliar.
"Apesar dos esforços malignos do Irã, nós estamos confiantes de que os mercados são resilientes e irão responder positivamente", disse Perry em um discurso em Conferência Geral da Agência de Energia Atômica, um encontro anual com países membros.
Ele repetiu a posição do governo de que os EUA estão preparados para utilizar sua Reserva Estratégica de Petróleo, que contém cerca de um mês do consumo global de petróleo, mas não disse quão provável é que isso aconteça.
"O presidente Trump autorizou a liberação de petróleo da Reserva Estratégica se necessário. E minha secretaria está pronta para responder", disse ele.
"Os Estados Unidos condenam sinceramente o ataque do Irã à Arábia Saudita e pedimos que outras nações façam o mesmo. Esse comportamento é inaceitável. É inaceitável e eles devem ser responsabilizados. Não se engane. Isso foi um ataque à economia global e ao mercado global de energia."
Fonte: Reuters