Chanceler chinês pede que EUA criem condições favoráveis para implementar acordo comercial de 1ª. fase
- Detalhes
- 18/02/20
O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, pediu que os Estados Unidos respeitem as recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde sobre a epidemia da COVID-19 e criem condições favoráveis para implementar o acordo comercial de primeira fase China-EUA. Em uma entrevista, Wang expressou sua esperança de que os Estados Unidos não adotem restrições comerciais e de pessoal desnecessárias nos momentos difíceis da epidemia.
"Devido ao alerta de viagem de maior nível contra a China, praticamente isto trará desafios para a implementação do acordo", indicou.
O povo chinês sempre cumpre seus compromissos, disse Wang, acrescentando que o acordo comercial de primeira fase foi alcançado entre as duas partes com base na igualdade e respeito mútuo.
A China está disposta a trabalhar com os Estados Unidos para implementar o acordo, que verdadeiramente beneficiará tanto a China como os Estados Unidos, assim como todo o mundo, disse Wang.
O mercado chinês é suficientemente grande para suportar o impacto da epidemia, que é temporário, indicou Wang, assinalando que quando a epidemia terminar a demanda contida do consumidor será liberada rapidamente, o dinamismo da economia chinesa se recuperará fortemente e o mercado continuará crescendo.
Haverá melhores condições para implementar o consenso no acordo de primeira fase enquanto a China aprofunda as reformas e ampla a abertura conforme sua própria agenda e plano, disse Wang.
Indicou que a China cumprirá sua parte do acordo e que espera que os Estados Unidos também cumpram seu compromisso com a China.
Fonte: Xinhua