Restrições de Trump às exportações à China podem ter levado a soja para o negativo

Imprimir

O dólar em alta no Brasil e as compras chinesas nos Estados Unidos davam fôlego para soja em quase toda a manhã na Bolsa de Chicago (CBOT), depois das baixas da sexta que praticamente devolveram os ganhos dos dias anteriores. Mas o governo dos Estados Unidos tirou a sustentação, que inclusive resistia à queda do petróleo, levando mais uma incerteza em relação ao acordo comercial.

A administração Trump anunciou restrições às exportações para a China de itens de tecnologia para aviação e semicondutores, com implicações para a indústria militar chinesa, mesmo para fins civis. Muda, com isso, um tópico do acordo comercial da fase 1 e trouxe à tona o temor de possível retaliação.

E a soja sempre figurou na lista dos principais interesses dos Estados Unidos na relações de trocas com os chineses.

"Sim, está influenciando", avisa Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, sobre o revés que a commodity está tendo, com recuo em rally de 0,30% a 0,50%, em torno dos US$ 8,30/bushel, faltando pouco para encerrar o pregão desta segunda (27).

A China comprando acima de 600 mil toneladas americanas na semana passada abria um cenário muito aguardado pelo mercado para catapultar os preços via fundamentos. E de fato de terça a quinra o grão veio de altas, ainda que leves.

Agora, entra em cena novamente o acordo entre os dois gigantes, tão presente antes da pandemia mundial da covid-19, inclusive como destacou Matthew Kruse, presidente da Commstock Investments, ao site especializado americano Farm Futures.

Para Flávio França Jr, chefe do setor de grãos da Datagro, não se descarta esse bloqueio aos interesses da China por parte dos Estados Unidos como estímulo "de forma muito indireta" à reversão das cotações da soja. A concretização desse fato, segundo o analista, ainda está para ser vista, talvez a partir da nova sessão da CBOT, nesta terça.

Fonte: Moneytimes

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016