Ministros do G7 discutem estratégias para acelerar economias após reabertura
- Detalhes
- 30/04/20
Os ministros das Finanças de países pertencentes ao Grupo dos Sete (G7) discutiram nesta quinta-feira estratégias para acelerar a atividade econômica uma vez que suas economias reabrirem depois das quarentenas destinadas a conter a pandemia do novo coronavírus, disse o Tesouro dos Estados Unidos. O secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, e seus pares de outros países do G7 também discutiram a importância do investimento direto estrangeiro e o uso de mecanismos de triagem para identificar riscos de segurança nacional, disse um porta-voz do departamento.
Mnuchin conversou com as principais autoridades financeiras do Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido, União Europeia e Eurogrupo por telefone no início desta quinta-feira para continuar coordenando "ações oportunas e eficazes" em resposta às consequências econômicas da pandemia, disse o porta-voz em comunicado.
Não foram disponibilizados mais detalhes imediatamente. Atualmente, os EUA lideram o G7.
Mesmo antes da pandemia, os Estados Unidos e a Europa haviam apertado os regulamentos sobre a supervisão do investimento direto estrangeiro, alarmados com movimentos agressivos da China e de entidades chinesas para comprar ativos potencialmente estratégicos.
O ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, disse que as autoridades do G7 concordaram com a necessidade de coordenação de políticas para obter uma recuperação global, mas não deu detalhes.
Fonte: Reuters