ONU faz alerta para fome no Iêmen, Sudão do Sul e Nigéria

Imprimir

Milhões de pessoas no Iêmen, Sudão do Sul e norte da Nigéria, países atormentados por conflitos internos, correm o risco de passar fome nos próximos meses, alertaram ontem (23) em Roma duas agências especializadas da ONU. Essas três regiões estão entre as mais afetadas no mundo pela insegurança alimentar, segundo dados do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

"Uma ação humanitária urgente e em grande escala é necessária para prevenir a fome e a morte" nessas três regiões, alertaram as duas agências em um relatório conjunto.

Dois países do continente americano, Haiti e Honduras, também aparecem na lista dos que correm risco de fome. Este grupo também inclui Afeganistão, Burkina Faso, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Etiópia, Nigéria, Sudão, Sudão do Sul, Síria, Iêmen e Zimbábue.

Para algumas populações, "os meios de subsistência estão esgotados, o consumo de alimentos é insuficiente e a desnutrição é alta", reconhece o relatório conjunto. "Nessas situações de fragilidade, qualquer novo fator pode levar um grande número de pessoas à beira da miséria, até à fome", alerta o estudo.

O Sudão do Sul já está sob o efeito da fome e estima-se que 7,2 milhões de pessoas enfrentarão uma crise alimentar (desnutrição ou nutrição mínima) entre abril e julho.

No Iêmen, o número de pessoas que enfrentam a fome ou quase fome pode triplicar, de 16.000 em outubro-dezembro para mais de 47.000 em junho. A insegurança alimentar afetará 16,2 milhões de pessoas nesse país atingido pela guerra.

Nas zonas de conflito do norte da Nigéria, o número de pessoas em emergência alimentar pode alcançar 1,2 milhão em agosto. A situação também será agravada pelos efeitos da pandemia do coronavírus, enfatizam os relatórios.

No final de 2020, mais de 88 milhões de pessoas sofriam de fome aguda devido a conflitos e instabilidade, um aumento de 20% em um ano.

Fonte: AFP

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016