Lasso aposta no livre comércio para recuperar economia do Equador
- Detalhes
- 08/04/21
Guillermo Lasso remodelou sua imagem antes da votação de domingo no Equador. Mas seus jeans, camisas coloridas e tênis dificilmente escondem o candidato tradicional que promete fortalecer a cooperação com os Estados Unidos, controlar a dívida e lutar pelo livre comércio. Lasso, de 65 anos, demorou a entrar na política. Antes disso, era banqueiro, passado que seus detratores usam para acusá-lo da crise bancária que atingiu o país no final dos anos 1990.
No entanto, o direitista apresenta sua experiência em finanças como prova de sua capacidade de limpar a economia equatoriana em dificuldades sem sair da dolarização ou apertar a corda com o FMI, que aprovou um empréstimo de 6,5 bilhões de dólares em troca de um compromisso de austeridade.
Lado a lado na disputa pela cadeira presidencial com o esquerdista Andrés Arauz, de 36 anos, ocupa o segundo lugar nas pesquisas. Se vencer, realizaria seu desejo de se tornar presidente na terceira tentativa.
Em suas duas décadas na política, ganhou o título de líder do anti-correísmo por sua feroz oposição ao ex-presidente socialista Rafael Correa (2007-2017). Em sua campanha, sem mencionar o ex-presidente, apresenta um cenário de caos diante de uma eventual vitória de Arauz, pupilo do ex-presidente.
Fonte: IstoÉ