União Europeia discute sexta rodada de sanções contra a Rússia, diz autoridade
- Detalhes
- 23/04/22
A União Europeia está discutindo uma sexta rodada de sanções contra a Rússia, incluindo um golpe no mercado de energia russo, disseram um alto funcionário da Comissão Europeia e a ministra das Finanças da Lituânia na sexta-feira (22). O comissário europeu para o Comércio, Valdis Dombrovskis, disse que uma das questões em consideração diz respeito a um embargo ao petróleo russo. Houve discussões sobre "sanções inteligentes" que podem incluir tarifas em vez de um embargo total no início.
Em uma outra entrevista à CNN, a ministra das Finanças da Lituânia, Gintarė Skaistė, disse que discutiu uma possível próxima parcela de sanções com o vice-secretário do Tesouro dos EUA, Wally Adeyemo.
"Estamos sempre oferecendo incluir nas sanções o setor de energia, especialmente o petróleo", bem como "sanções adicionais ao setor financeiro da Rússia", disse Skaistė.
Skaistė disse que as sanções devem ser coordenadas para que tenham impacto. "Se não concordarmos juntos com as sanções, não funcionará", disse ela.
Dombrovskis disse que "tecnicamente falando, a aprovação das sanções pode acontecer muito rapidamente, em questão de um ou dois dias".
"A questão aqui é basicamente que as sanções exigem unanimidade entre os Estados membros, então essas discussões políticas estão acontecendo em paralelo, então é importante chegar a um acordo político unânime", disse ela.
Skaistė disse que é muito cedo para dizer quando haverá um acordo sobre a próxima rodada de sanções. Ela observou que há um objetivo de curto e longo prazo para as sanções: atrair o presidente russo Vladimir Putin para a mesa de negociações e enfraquecer a economia da Rússia para que ela seja incapaz de reforçar suas forças armadas.
"Se não houver possibilidades de reforçar seu exército, gostaríamos de pensar que não haverá guerra na Europa", disse ela.
Fonte: CNN Brasil