Rússia limita importações de carnes de dez fornecedores brasileiros
- Detalhes
- 25/09/13
A Rússia vai limitar suas importações de carne suína e bovina de dez fornecedores brasileiros a partir de 2 de outubro, disse o serviço veterinário e fitossanitário do país (VPSS, na sigla em inglês) nesta quarta-feira, citando uma violação não especificada de regras.
A Rússia, um dos principais mercados para a carne brasileira, esperava comprar mais carne do país sul-americano após Moscou banir as importações da maior parte dos fornecedores dos EUA, Canadá e México por temores relacionados a um aditivo de crescimento dos animais.
O serviço veterinário disse em um comunicado que a medida temporária para dez fornecedores brasileiros foi imposta depois que uma inspeção revelou uma violação das regras, a qual o VPSS não descreveu.
A suspensão atingiu seis unidades da JBS, uma da Marfrig, duas da Minerva, informou em nota o Ministério da Agricultura. Todas as unidades das companhias listadas são de carne bovina, informou o ministério.
Uma décima unidade embargada é do frigorífico Pamplona, de carne suína.
A Rússia importou 616,1 mil toneladas de carne vermelha, no valor de US$ 2,4 bilhões, de países de fora da Comunidade de Estados Independentes nos primeiros sete meses de 2013, segundo dados alfandegários oficiais.
Fonte: Folha de São Paulo