El Paìs: PIB da América Latina enfrenta um dos piores anos da década
- Detalhes
- 11/10/13
O PIB da América Latina e do Caribe está enfrentando um dos piores anos da década. A frase está em uma das manchetes do jornal espanhol El Paìs (Madri), ontem(10/10). A matéria assinada pelo correspondente do jornal nos Estados Unidos, Sandro Pozzi, reforça a tese de que se os países emergentes foram os que impulsionaram o crescimento econômico nos últimos cinco anos, agora tiraram o pé do acelerador.
O veículo cita o caso das economias da América Latina e do Caribe, que se traduz em um crescimento de 2,7% este ano, um dos mais baixos da última década, de acordo com a mais recente projeção do Fundo Monetário Internacional. Os dados devem ser apresentados em um relatório a ser apresentado na reunião desta semana, em Washington, avaliando a situação da América Latina, cujos fatores estão puxando para baixo o crescimento, em grande parte porque as condições externas são menos favoráveis. Segundo o jornal, o FMI também acredita que a América Latina é a região mais vulnerável a uma mudança na política monetária nos EUA, especialmente se os juros subirem. Para todos os mercados emergentes, o FMI projeta uma expansão de 4,5% este ano, em comparação com 5,3% que disse que em abril e 4,9% registrados em 2012.
O próximo ressalto para 5,1%, também longe do 5,7%, que foi o esperado. A reportagem destaca ainda que o grande medo do FMI é de que a Reserva Federal retire os estímulos sem a economia estar completamente recuperada e isso gerar volatilidade no mercado.
Pelas projeções feitas pelo El Paìs, o Brasil, a maior economia da região, cortou sua previsão para 2,5% este ano e no próximo. Seis meses atrás, projetou um crescimento de 3% em 2013 e 4% em 2014. A desvalorização da moeda vai ajudar a melhorar a competitividade externa e amortizar parcialmente o impacto de um aumento nas taxas, de acordo com as economias do Fundo. Mas a inflação alta joga contra e pode pesar sobre o consumo. A incerteza política vai desacelerar a atividade.
Fonte: Jornal do Brasil