Argentina aumenta taxa para compras com cartão no exterior
- Detalhes
- 03/12/13
Na Argentina, a AFIP (órgão federal de administração da receita pública) aumentou de 20% para 35% a sobretaxa para compras feitas com cartão de crédito no exterior, informou o jornal argentino "Clarín".
A medida, que foi publicada hoje no Boletim Oficial, equivalente ao Diário Oficial da União no Brasil, vale também para as operações de compra de moeda estrangeira com objetivo de gastos com turismo e viagens.
"Decisões de política econômica tornam aconselháveis estender a utilização dessa ferramenta fiscal à venda de moeda estrangeira para gastos com turismo e viagens", determina a resolução geral 3550 da AFIP. A nova normal altera a resolução que estava em vigor. Até agora a sobretaxa --cobrada como um adiantamento do imposto aos ganhos e bens pessoais-- nas compras com cartões de crédito e débito realizadas no exterior era de 20%.
Com a nova resolução, ela passa a ser de 35% e se estende também à aquisição de moeda estrangeira no câmbio oficial.
Segundo o "Clarín", quem é habilitado pela AFIP para compra de moeda estrangeira para viagens, poderá comprar um dólar por 8,30 pesos argentinos (a cotação oficial do dólar é de 6,15 pesos argentinos), cotação mais próxima do dólar paralelo, vendido no mercado negro.
Fonte: Folha de São Paulo