BC da Turquia convoca reunião emergencial em meio a desvalorização da lira
- Detalhes
- 27/01/14
O banco central turco convocou uma reunião de emergência nesta segunda-feira (27) para amanhã, 28, após o avanço da desvalorização da moeda local, a lira, para nova mínima recorde.
A expectativa é que a autoridade anuncie um aumento excepcional na taxa de juros, para ajudar a conter a fuga de recursos do país.
Investidores têm deixado os países emergentes em busca de retornos mais atrativos nos mercados desenvolvidos, onde há expectativa de aumento dos juros diante da retomada da economia. Projeções de uma nova redução dos estímulos nos EUA nesta semana ajudam a conturbar o ambiente, com risco de aprofundamento da retirada de recursos dos emergentes.
Analistas ouvidos pela agência Reuters acreditam que o banco central anunciará uma alta de 2,25 pontos percentuais na taxa básica de juros, elevando a para 10% ao ano e ignorando pressões políticas para manutenção.
O primeiro-ministro Tayyip Erdogan tem demonstrado publicamente sua oposição aos que defendem uma elevação na taxa dos juros, acusando as de integrar o "lobby das taxas de juros e focados em minar o crescimento da economia".
Nesta segunda-feira, o presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, recomendou os países emergentes a subir juros como forma de enfrentar a turbulência no período de transição para a retirada dos estímulos.
Fonte: Folha de São Paulo