Quênia planeja importar 143 mil t de milho até maio de 2014
- Detalhes
- 31/01/14
O Quênia planeja importar 143 mil toneladas de milho até maio de 2014, disse nesta sexta-feira, 31, Felix Koskei, secretário de gabinete do Ministério de Agricultura, em comunicado. De acordo com ele, 135 mil toneladas serão compradas de países que integram a Comunidade da África Ocidental e outras 18 mil toneladas serão trazidas de fora do bloco comercial pelo setor privado e agências de ajuda. O milho é o principal grão para alimentação no país.
'Apesar do fraco desempenho das chuvas em 2013 e da seca prevista com o término antecipado das chuvas, os relatórios do campo indicam que a situação de segurança alimentar ainda é estável na maioria dos municípios', informou Koskei.
A colheita do milho entre dezembro e março é estimada em 7 milhões de sacas de 90 quilos, disse o secretário. O Quênia consome 3,72 milhões de sacas por mês entre dezembro e maio, revelou a nota. 'Para reduzirmos as perdas do pós-colheita atualmente projetadas em 30% a 40%, os governos municipais encorajaram continuar construindo estruturas de armazenagem com secagem, bem como intensificar os treinamentos de produtores', revelou o secretário.
Fonte: G1