China mantém importação de milho da Ucrânia
- Detalhes
- 20/03/14
Indústrias chinesas fecharam recentemente a compra de mais dois carregamentos de milho, equivalentes a 110 mil toneladas, da Ucrânia sob um acordo de pagamento de empréstimo com grãos assinado em 2012, disse um comprador chinês ontem.
O novo acordo soma-se às 163.550 toneladas que já tinham chegado na China desde o final de 2013, segundo a China National Complete Engineering Corp (CCEC), que assinou o acordo com empresas da Ucrânia em 2012.
"Dois carregamentos foram recentemente agendados para a CCEC", disse um executivo de negociações em uma grande indústria moageira na província de Guangdong, que pediu para não ser identificado. Na semana passada, a estatal ucraniana GPZKU disse que havia feito o primeiro carregamento de cevada da Ucrânia para a China, em um volume de 1.500 toneladas, sob o contrato de exportação que totaliza 3 bilhões de dólares.
O preço do milho no mercado doméstico ucraniano está 11 por cento mais barato que o milho na China , na província Guangdong, uma grande consumidora do produto.
Indústrias privadas, que têm uma cota de importação de 2,88 milhões de toneladas neste ano, foram buscar milho não-transgênico na Ucrânia depois que Pequim rejeitou cerca de 900 mil toneladas de milho dos Estados Unidos, maior exportador, depois de ser detectada a presença de uma variedade transgênica não autorizada em carregamentos provenientes dos EUA.
Fonte: Agroeste