Irmãos ultra ortodoxos popularizam capoeira entre crianças israelenses
- Detalhes
- 24/03/14
Dois irmãos ultra ortodoxos estão fazendo sucesso dando aulas de capoeira para crianças ultra ortodoxas na cidade mais religiosa de Israel: Bnei Brak (subúrbio de Tel Aviv), onde quase toda a população é extremanete devota.
Miki e Yehuda Hayat costumam fazer acrobacias e ensaiar passos da arte marcial brasileira no meio das ruas para fazer propaganda do curso de capoeira. Isso usando as roupas típicas dos ultra ortodoxos: ternos pretos, blusas brancas, solidéu e tsitisot (franjas brancas presas a camisetas especiais usadas debaixo das blusas). Eles já têm mais de 200 alunos em sua academia.
Recentemente, os irmãos ganharam mais fama ainda depois que filmaram um clip (com música da cantora brasileira Elisete) e tiraram fotos em Jerusalém. No filme e nas fotos, eles fazem cambalhotas e ficam de cabeça para baixo nas ruelas da Cidade Velha de Jerusalém - incluindo em frente ao Muro das Lamentações - com a roupa típica dos ultra ortodoxos. O contraste entre as roupas conservadoras dos religiosos israelenses e os passos acrobáticos da capoeira brasileira é o que mais impressiona. Capoeira é uma das artes marciais mais queridas em Israel, com centenas de academias espalhadas pelo país. Mas, em geral, são as crianças seculares que costumam aprender os passos que combinam elementos de dança e luta. Agora, a arte marcial brasileira começa a fazer sucesso também entre as famílias mais religiosas.
Fonte: O Globo