Comissão Europeia cria grupo de apoio à Ucrânia
- Detalhes
- 09/04/14
A Comissão Europeia criou hoje (9) um Grupo de Apoio à Ucrânia para ajudar as autoridades de Kiev a fazer reformas e a promover a coordenação com doadores e as instituições financeiras internacionais.
O grupo deve ainda ajudar a coordenar os apoios de Bruxelas à Ucrânia. Segundo o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, o objetivo é assegurar que Kiev tenha toda a ajuda necessária para implantar as reformas políticas e econômicas necessárias à estabilização do país. "O nosso objetivo comum é ter uma Ucrânia democrática, independente e próspera", acrescentou Durão Barroso. Em curto prazo, até o fim do ano, a equipe de especialistas nomeada por Bruxelas vai identificar e coordenar com as autoridades ucranianas a assistência técnica necessária para estabilizar a frágil situação financeira, econômica e política do país.
O grupo prestará assistência para que, ainda este ano, sejam adotadas medidas que estimulem o crescimento e potencializem os benefícios dos acordos já formalizados com a União Europeia.
Para médio prazo, a partir do próximo ano - o objetivo é aprofundar o programa de reformas políticas e econômicas.
O chefe do grupo - Peter Balas, diretor-geral adjunto do Comércio - vai tratar diretamente com o presidente da comissão e a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.
Fonte: Agência Brasil