Novo Parlamento Europeu terá importantes desafios pela frente

Imprimir

Antes mesmo da escolha do novo presidente da Comissão Europeia, o tempo corre contra os 751 parlamentares.

Questões como acordo de livre comércio com os EUA e privacidade na internet aguardam decisão.

Após as eleições europeias, encerradas neste domingo (25/05), os novos deputados para o Parlamento Europeu precisam, antes de tudo, de um pouco de paciência. Somente no início de julho, eles irão se reunir em Estrasburgo e poderão, então, escolher o novo presidente da Comissão Europeia. No entanto, ainda não se sabe se, até lá, os chefes de Estado e governo já terão entrado em acordo sobre um candidato.

Além disso, uma série de questões políticas aguarda por uma tomada de posição pelos deputados, que terão de medir forças com o Conselho Europeu e, mais tarde, com a Comissão Europeia. Uma dessas questões é o tratado de livre comércio com os EUA. A disputa em torno desse tratado entre a União Europeia (UE) e os EUA – TTIP, na sigla em inglês – foi um dos temas da campanha eleitoral europeia. Enquanto os apoiadores de uma zona de livre comércio para 800 milhões de cidadãos esperam uma retomada das relações comerciais entre as duas potências econômicas, os contrários ao tratado temem o enfraquecimento dos rigorosos padrões europeus – a briga em torno do uso do cloro para a conservação de carne de frango ou de alimentos geneticamente modificados são exemplos disso.

Como é comum em questões comerciais, a Comissão Europeia está negociando sozinha com o governo americano. Ela se apoia num mandato, que os então 27 Estados da UE emitiram em junho de 2013. Inicialmente, os partidos pretendiam negociar o acordo até o fim do ano. O projeto, no entanto, deverá ser adiado ao menos por um ano. Os novos deputados têm, assim, muito mais tempo para influenciar as negociações.

Fonte: DW Brasil

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016