Juncker é eleito novo presidente da Comissão Europeia
- Detalhes
- 27/06/14
O ex-primeiro-ministro de Luxemburgo Jean-Claude Juncker foi eleito o novo presidente da Comissão Europeia nesta sexta-feira (27), informou o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, em sua conta no Twitter.
A instituição é o braço executivo do bloco que reúne 28 países. A candidatura de Juncker foi amplamente apoiada e promovida pela chanceler alemã, Angela Merkel.
Juncker foi escolhido com 26 votos a favor e apenas dois contra, do Reino Unido e da Hungria. Seu nome tem sido criticado pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron. Para ele, Juncker é "a pessoa errada" para dirigir a Comissão Europeia. "Ele não é a pessoa certa para guiar essa instituição", defendeu o britânico. Boatos sobre a relação de Juncker com o álcool também têm preocupado alguns líderes europeus.
Nesta semana, alguns jornais publicaram que o ex-premier de Luxemburgo "bebe conhaque no café da manhã".
Juncker, de 59 anos, foi premier de Luxemburgo entre 1995 e 2013. Conhecido por idéias pró-europeias, ele chegou a ocupar a Presidência da Comissão Europeia durante dois semestres, em 1997 e 2005.
A reunião de líderes europeus começou ontem, na cidade belga de Ypres, que foi destruída durante a Primeira Guerra Mundial. Hoje, o encontro continua em Bruxelas.
A eleição desta sexta-feira encerra quase uma década de liderança do português José Manuel Durão Barrosos.
Fonte: Jornal do Brasil