Brasil terá terceira maior queda das exportações na América Latina
- Detalhes
- 09/10/14
O Brasil terá a terceira maior queda das exportações em 2014, conforme projeção divulgada esta quinta-feira, 09/10 pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal).
Apenas cinco países na América Latina e no Caribe verão suas vendas externas diminuírem este ano. Desses, apenas três, incluindo o Brasil, terão também queda nas importações, conforme projeções do organismo das Nações Unidas (ONU).
A maior perda será registrada pelo Peru, cuja retração nas exportações é estimada em 10,9% em 2014. Em situação igualmente delicada vem a Argentina, que após enfrentar uma crise de falta de dólares, tem barrado importações, para tentar cobrir o rombo nas contas externas. As importações no país vizinho deverão encolher 5,2% este ano. Em recessão, o Brasil deverá ver as exportações se retraírem 3%, prevê a Cepal. As dificuldades de comércio externo principalmente no âmbito da América Latina também deverão provocar perdas generalizadas nas importações.
O organismo da ONU prevê que oito países deverão registrar queda nas compras externas este ano. Cuba lidera as perdas nesse quesito, com queda de 7% nas importações.
A segunda maior retração ocorrerá na Argentina, com retração de 6,6%. O Paraguai vem em terceiro, com 4,9%, seguido do Brasil, com retração de 3,2%. A Venezuela vem em quinto, com queda de 2,8%. O Peru é o sexto, com perdas de 2,3%. Em penúltimo vem a República Dominicana, com queda de 0,6%.
A Nicarágua fecha a lista, com leve recuo das importações de 0,2%.
Fonte: Correio Braziliense